terça-feira, 29 de dezembro de 2009

9 meses

Nossa, o tempo passou muito rápido, já estamos quase em 2010 e meu bebê já tem 9 meses!
Só agora percebi que faz tempo que não escrevo... depois que voltei ao trabalho tudo ficou mais corrido... horário para tudo, correr para a creche na hora do almoço para ver meu bebê rapidão, preparar papinha ao chegar em casa, dar o jantar, dar banho, brincar e dormir! Os dias tem passado assim, bem rápido...
Tenho procurado brincar com meu bebê nos tempinhos que temos juntos.
Nesse tempo que passou, ele continou gripadinho... uma gripe ia embora e outra chegava... veio até conjuntivite, deu dó!
Nasceram os 2 dentinhos de baixo quando ele estava com 7 meses (quase 8) e esta semana nasceu um dentinho de cima. Tadinho, parece que dói, viu... ele foi até ao dentista, uma graça! Claro que odiou ir ao dentista (como quase todo mundo, hehehe), e olha que ainda nem conheceu aquele motorzinho chato!
Mas ele tá uma graça, é incrível como os bebês se desenvolvem rápido, cada dia uma novidade, uma descoberta... uma delícia!

NATAL!

Passamos também nosso primeiro Natal juntos, foi uma delícia! Até viajamos! Claro que viajar com bebê não é como o viajar de antigamente... tem que levar muuuuuita bagagem, digamos que praticamente a casa toda! Mas vale a pena, para que o bebê não sinta falta de nada... até o cachorro levamos junto!
Na creche também teve comemoração de Natal, com direito a toquinha de papai noel e tudo! Todos os bebês de toquinha, muito lindo!

Agora vamos esperar 2010, que seja um ano maravilhoso!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Tempestade em copo d'agua

Meu bebê começou a ir na creche no começo deste mês, e agora pude ver que estava fazendo tempestade em um copo de água mesmo... o ambiente da creche é muito bom, crianças felizes, professoras capacitadas, brinquedos, árvores, enfim, é muito agradável.
Claro que nem tudo são flores, no 2o dia meu bebê pegou sua primeira gripe. Novamente fiz tempestade em copo d'água, mas foi muito difícil ver meu bebê tossindo, com narizinho escorrendo e com febre.
Mas não foi simples mesmo não, falamos com o pediatra, fomos ao pronto socorro, ele foi medicado demais e teve hipotermia, fomos ao pediatra novamente, ufa, foi uma correria... e depois de muitas inalações e rinossoros ele continua com essa gripinha, não sei se é a mesma ou se é outra que substituiu a anterior, mas o que me conforta é que todas as crianças estão assim, então parece ser algo meio de época mesmo...
Mas resumindo, acho que está sendo ótimo para bebê e mamãe esta experiência de creche, quando estamos separados dá uma saudade imensa dele, e quando o vejo, o mundo fica mais bonito de novo.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fim da licença gestante

Infelizmente hoje é o último dia da minha licença maternidade. Na verdade já tem um tempinho que minha licença acabou, mas tirei férias, tinha horas para compensar... e agora acabou, não tenho mais de onde tirar dias para ficar em casa. Estou muito triste em saber que não ficarei o dia todo colada no meu bebê, que será outra pessoa que cuidará dele... talvez ele nem sinta minha falta, talvez goste de ter contato com outras crianças da creche, mas eu não sei se vou aguentar ficar longe dele. O máximo que fiquei longe foi 1 hora e quase morri de saudades. Ouço outras mães falando que é assim mesmo, que nos primeiros dias a gente sofre e que depois supera, eu espero que consiga superar assim como essas mães.
É engraçado, para não dizer assustador, pois muitas dúvidar surgem, será que vale a pena continuar trabalhando praticamente o dia todo e ficando com meu filho só à noite? Mas se não for assim, será que o salário não fará falta para o bebê, agora e no futuro? E será que devo estudar mais para trabalhar menos? Ou será que devo trabalhar em horário diferente? Ou deixar para estudar mais tarde? Será? Será? São tantos "serás" que até sufoca! Só sei que meu bebê está numa fase deliciosa e vou curtir parcialmente, vou ter que deixar meu trabalho integral de mãe...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Primeira viagem

No feriado de 7 de Setembro fizemos a primeira viagem com nosso bebê, para o interior de SP, uma região bem quente. Os preparativos foram um pouco mais complexos, o que levar? Lá é calor, mas e se chover? Se fizer muito frio? E se ficar frequinho? Bom, foram quase todas as roupas do bebê na mala, claro que ele usou muita pouca coisa, sem contar que comprei mais roupinhas pra ele lá.
No primeiro dia ele ficou bem, fez amizade com todo mundo, mas estranhou bastante pra dormir, coitadinho, chorou bastante. Já no segundo dia estava bem mais ambientado e dormiu melhor.
Ele conheceu macaquinhos e adorou, deu muitas gargalhadas! Valeu a pena.

domingo, 30 de agosto de 2009

5 meses

Meu bebê já completou 5 meses, muita coisa mudou desde que nasceu, e seu desenvolvimento é incrível! Como é interessante ver esses bebezinhos evoluindo, é bem legal.
Agora ele interage mais com a gente, está tentando sentar quando o seguramos, e brinca mais, sem contar que adora nosso poodle, pena que o cachorro é meio rabugento, mas espero que eles ainda sejam grandes amigos!
Meu bebê começou a tomar suquinho e esta semana começou a comer frutas, já experimentou pera, maçã, mamão e banana... passamos um aperto, pois com a introdução das frutas ele teve prisão de ventre, agora estamos tentando não deixar isso acontecer mais.

sábado, 15 de agosto de 2009

Atualização das novidades

Meu bebê já está com 4 meses e meio aproximadamente, e faz tempo que não posto as novidades. Nesta semana ele começou a tomar suquinho, comecei com laranja lima, foi muito bonitinho. Primeiro tentei dar o suco na chuquinha, sem sucesso (ele só mordia o bico!). Depois dei de colherzinha, aí ele gostou... e agora estamos no copinho, naqueles com uma tampinha com biquinho furadinho, ele está gostando, mas metade do suco vai pra fora.
Outra novidade é que tentamos o banho de balde, e hoje fizemos novamente, é muito bonitinho, ele gostou, bem que falaram mesmo na TV que os bebês gostam. Dá a impressão de que vão ficar desconfortáveis, mas não ficam não, meu bebê fazia carinha de feliz!
Esta semana ele também fez mais uma coisa nova, pegou o pezinho pela primeira vez... ele já tinha visto o pé dele um tempinho atrás, mas pegar foi só esta semana, na banheira, uma graça!
Mês passado foi o batizado do meu bebê, foi muito emocionante para nós, ele ficou bonzinho na hora da água, um fofo!
Bom, por enquanto é isso, semana que vem meu bebê tem pediatra, não vejo a hora de ver seu peso e altura (só pesamos ele lá no médico).

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Gripe

Na última semana meu marido pegou uma gripe super forte, daquelas que dá febrão e tudo, e se não bastasse, passou para mim... fiquei muito preocupada com a gripe, fiquei com medo de passá-la para meu bebezinho... sei lá, uma gripe tão forte em um bebê tão pequenininho... bom, resolvemos usar máscaras, foi até engraçado, chegavam em casa e pensavam que era gripe suína (graças a Deus não era!). Antes de ter meu bebê eu acharia isso um exagero, mas agora vejo o que é a preocupação de mãe... graças a Deus meu bebê não pegou a gripe, e ela já está indo embora (já vai tarde).

quinta-feira, 25 de junho de 2009

3 meses

O tempo realmente está passando rápido, parece que antes o dia demorava muito mais para passar... agora passa vapt vupt! Já estou na metade da minha licença gestante!
Meu bebê já fez 3 meses, tá um moço, cada dia tenta "conversar" mais, fazendo seus grunhidos, uma gracinha! Agora tá tentando pegar as coisas, é lindo de ver...
Hoje tive uma pequena amostra de como será a volta ao trabalho... fui ao dentista, 1 hora dentro do consultório longe do meu bebê, que saudade que dá, uma vontade imensa de sair correndo e ir abraçá-lo! Não sabia que mãe era tão sentimental assim, viu... eu falava que seria diferente, mas não tem como...

Novidades:
Essa semana recebi a notícia de uma amiga que está grávida do seu 2º filho, fiquei tão feliz por ela! A filhinha dela tem 1 aninho, vai ser uma graça as crianças crescendo juntas, e meu bebê vai ganhar mais um amiguinho ou amiguinha! Esses bebês são uma benção de Deus, e eu tinha dúvida se seria bom, que coisa...

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Alta do parto

Nesta semana tive finalmente alta do parto, após pouco mais de sessenta dias. Já estava em casa, normalmente, mas estava com as atividades restritas, não podia fazer esforço extra, e agora estou liberada, não via a hora de poder fazer ginástica, caminhar... entretanto, tive uma pequena tristeza, parece que agora realmente a gravidez terminou... dá até vontade de engravidar novamente! :)
Mas eu pessoalmente acho interessante esperar um pouco mais, pra curtir meu primeiro bebê por um bom tempo... quando ele estiver grandinho, aí quem sabe arrumamos um irmãozinho pra ele?

sábado, 23 de maio de 2009

2 meses

Meu bebê está fazendo 2 meses, parece que foi ontem que nasceu! Como o tempo passa rápido, e é incrível o desenvolvimento dos bebês, ele muda a cada dia, e a gente percebe a evolução... no começo mal abria os olhinhos, agora já quer se comunicar, fazendo barulhinhos (êêê, gu-gu) e dando aquele sorriso quando está feliz.
Claro que nem tudo são flores, continuo sem dormir a noite toda e com dedicação exclusiva ao bebê, e ele continua com suas cólicas, que dizem ser normais até os 3 meses, entretanto, a alegria de ver o bebezinho evoluindo é muito maior que os contratempos que aparecem.


quarta-feira, 13 de maio de 2009

Facilidades do mundo moderno

Sem sombra de dúvida, atualmente temos várias facilidades que auxiliam as mamães no dia a dia com seus bebês. Às vezes as opções disponíveis parecem até exagero, mas muita coisa realmente é útil.
Percebo que várias pessoas que já tem filhos grandes, ao verem alguns apetrechos que uso com meu bebê, comentam que ajudaria bastante se tivessem tido estes mesmos itens quando os filhos eram pequenos.
Alguns exemplos de facilidades que eu realmente gostei são:

Almofada de amamentação: não sei o quanto isso é novo, mas eu realmente não me vejo até o momento sem ela. Até quando vou para a casa dos avós eu a levo, ajuda bastante, evita dores nos braços da mamãe e parece que o bebê fica mais acomodado.

Esponja para banheira: vi uma esponja enorme numa loja e comprei de curiosidade, realmente ajuda bastante no banho do bebê, a gente apoia o corpinho do bebê na esponja e ele não escorrega, só precisa segurar a cabecinha. Me contaram que existe também a redinha para banheira, esta eu não conheci. Sei que os banhos do bebê sem este auxílio seria um pouco mais difícil.

Banheira com suporte: realmente uma banheira alta evita dores nas costas da mamãe ou de quem for dar o banho no bebê.

Sling: este eu demorei um pouco para comprar porque na primeira tentativa eu experimentei e meu bebê não gostou, chorou muito. Como li vários relatos de mamães que gostaram, parecia muito vantajoso ter um sling, então tentei novamente e consegui usar com meu bebê. Acho que ele gostou agora porque está maiorzinho, na primeira tentativa ele não tinha nem um mês, e agora está com um mês e meio, um pouco mais durinho. Estou escrevendo esta postagem com o bebê no sling, consigo as duas mãos livres, adorei! E ele parece estar bem acomodado, está até dormindo.


Existem muitas outras facilidades, coisas que se não temos, conseguimos viver sem, mas uma vez conhecendo, parece que o mundo não funcionaria sem elas!

Mas o mais importante acima de toda facilidade que existe é o carinho da mamãe para com o bebê, isso sim é indispensável!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Primeiro mês

Nossa, o tempo passa rápido, meu bebê completa 1 mês hoje... ao mesmo tempo que parece que nasceu ontem, também parece que convivemos juntos por muito mais tempo!


Este primeiro mês foi de muita aprendizagem, muita dificuldade e também muita alegria!


O bebê exige bastante atenção, praticamente 100% do meu tempo, é verdade, mas tudo vale a pena!


Parabéns bebê!!

domingo, 19 de abril de 2009

Cólicas

Meu bebê foi ao pediatra e graças a Deus engordou, não vai precisar de complemento por enquanto... ufa, fiquei muito aliviada... não recusei leite nenhuma vez pra ele, que tem mamado bastante...
Agora o bebê está na fase da dorzinha de barriga, as cólicas... ele está com pouco mais de 3 semanas, e segundo o médico, ele está "aprendendo" a fazer cocô agora... sente dor, e não sabe o que fazer, parece que em umas 2 semanas isso melhora, espero, viu... tenho procurado não comer nada que dizem que dá cólica no bebê, mesmo assim não tem jeito...
Mas não posso reclamar dele não, ele chora de dorzinha, mas quando tá sem dor é uma simpatia de bebê!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Desafios

Já vi que ser mãe tem muitos desafios... a amamentação, que parecia algo simples, é um pouco mais complexo... temos que acompanhar a quantidade do leite, se o bebê está sugando corretamente, não deixar que sejam geradas rachaduras, controlar tempo das mamadas, etc, etc... talvez para algumas mães isso seja tranquilo, mas é algo que me preocupa, ainda mais porque o bebê não engordou o suficiente... estou insistindo no aleitamento materno exclusivo, por achar que é o melhor para o bebê, vamos ver, semana que vem vamos ao pediatra novamente e então verificar se apenas o leite materno basta ou se vamos ter que complementar...

Nestas últimas duas semanas, minha vida mudou! De vez em quando passa um filminho na cabeça, a gravidez, que até 15 dias atrás parecia que não ia acabar nunca, agora parece que passou muito rápido, dá saudades do barrigão... ver um serzinho lindo, dependendo unicamente da mamãe é algo que emociona muito! E o amor de mãe que todos falavam? Até então eu achava que entendia, mas só agora entendo o que é o amor de mãe...


sábado, 28 de março de 2009

Sou mãe, e agora?

Dia 23/03/09 nasceu meu bebezinho! Foi no susto, fui ao médico pela manhã e descobri que minha gestação tinha chegado ao final... minha bolsa estava com pouco líquido e precisei fazer uma cesárea no mesmo dia... foi uma mistura de medo, tristeza e felicidade, sem explicação! Eu esperava ter parto normal, mas tudo bem, se é para o bem do bebê, que venha a cesárea!

Fiquei com medo, mas ao mesmo tempo ansiosa para ver o bebê... a cirurgia foi bem mais rápida do que pensei, quando menos esperava lá estava aquele bebezinho lindo, chorando, todo sujinho perto de mim... foi a maior emoção da minha vida! E o maridão pode assistir a tudinho, foi maravilhoso!

Agora estou curtindo a primeira semana com o bebê, semana de adaptação para nós e para ele também... agora são novos medos, dúvidas, alegrias!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Quase 39 semanas!

Está chegando a hora... já estou com quase 39 semanas, e até 40 semanas, se Deus quiser, estarei com o bebê no colo... tá ficando difícil segurar a ansiedade...

Hoje fui conversar com o anestesista, dá o maior medão, mas é algo normal, todas as mamães passam por isso e todas falam que vale a pena, vou acreditar nelas!

Apesar dos problemas dos últimos dias (escolha de hospital, cobertura do convênio, etc), agora estamos mais tranquilos, é só aguardar mesmo...

Ainda faltam alguns últimos ajustes nas coisinhas do bebê, mas está praticamente tudo pronto aguardando a chegada dele!

Continuo tendo contrações, agora com uma pequena dorzinha, espero que logo logo seja o bebê chegando...

quarta-feira, 11 de março de 2009

Preparação para o parto

Já passei das 37 semanas e agora começo os preparativos para o parto. Fui conhecer o hospital onde eu pretendo ter o bebê, fiquei em dúvida se realmente quero ter o bebê lá, pois alguns fatores me aborreceram...
Fui ao médico e agora vou ter que repousar mais, para o bebê ficar tranquilinho até +- 39 semanas... depois posso fazer caminhadas para ver se consigo ter parto normal.
Graças a Deus está tudo ótimo conosco!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Quase 37 semanas!

Agora parece que o tempo começou a passar mais devagar... estou com quase 37 semanas, e a ansiedade aumenta cada dia mais: como vai ser o dia do parto? será que vou ter que sair às pressas de casa? ou será que o bebê vai esperar as 40 semanas? tantas dúvidas... tenho procurado não pensar muito no assunto, mas é difícil controlar essa ansiedade... ainda mais porque não vejo a hora de ver a carinha do bebê, com quem ele se parece, como ele é...



Estou mais cansada, mas por outro lado, mais tranquila também, porque se o bebê resolver nascer assim, de repente, ele já vai estar mais preparado para o mundão aqui fora... com 37 semanas ele está mais "maduro"... antes eu tinha muito medo dele nascer antes da hora, ainda mais porque tive muitas contrações e cólicas... agora acho que estou me cuidando melhor, ainda tenho contrações e cólicas, só que controladas...



Bom, por enquanto o que posso fazer é esperar... :)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

35 semanas

Bom, o que emagreci engordei novamente no carnaval... espero ao menos que não tenha aumentado muito do peso da última consulta...

Recentemente tive contrações frequentes e depois cólicas, fiquei preocupada, mas falei com minha médica que disse que estas contrações são normais, pois quando eu descanso elas passam... contrações de trabalho de parto não passam ao mudar de posição!
Acho que o bebê já está treinando pra hora de chegar...

Falando em chegar, começamos a arrumar pra valer o quartinho dele, está ficando uma belezinha... tudo verdinho, de ursinho... é tão gostoso! E arrumar as roupinhas então? Tudo de bebê é lindo...

Agora é controlar a ansiedade e esperar calmamente o momento dele chegar...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sal e gravidez

Recebi orientações médicas para reduzir o consumo de sal para o mínimo possível, devido ao inchaço nas pernas e pés.
Segui a orientação por 1 semana, não retirei totalmente o sal da dieta, mas reduzi bastante. Para que a comida não ficasse sem gosto, comecei a utilizar mais temperos, que "disfarçam" a falta de sal.
Valeu bastante, em 1 semana a balança acusou quase 3 kg a menos, mas não emagreci, provavelmente os quilos a menos são referentes ao inchaço que melhorou bastante. O mais interessante é que agora qualquer comida com um pouquinho mais de sal eu acho salgada... é uma mudança que pretendo manter mesmo após a gravidez!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

33 semanas

É incrível como agora parece que o tempo passa cada vez mais rápido... já estou preparando as coisinhas pra maternidade, falando de parto com a médica e coisas do tipo... já estou iniciando a fase dos preparativos para a chegada do bebê...


É uma mistura de ansiedade, alegria, medo (do parto), mas sabendo que tudo isso resulta em algo bom...

Eu tinha um plano de trabalhar até o último dia antes do parto, pensava até em qualquer coisa ir do trabalho para a maternidade, mas depois da minha última consulta de pré-natal, vi que provavelmente não vai poder ser assim, pois estou ficando muito inchada, então provavelmente vou entrar de licença com 38 semanas, o que já está muito próximo...

Agora começa a contagem regressiva, fui orientada a melhorar a alimentação nesta fase e diminuir muito o sal, pois é importante a mulher estar bem para a hora do parto...
A gravidez está sendo muito interessante, cada semana tem uma novidade diferente, sintomas, sensações, é até difícil explicar... e tem também as coisinhas que não são tão legais, como azia, que comecei a ter agora... mas continuo achando que tudo vale a pena!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

31 semanas

É incrível como as semanas começaram a passar rápido agora... a cada dia estou mais perto da chegada do bebê... estou tentando não ficar ansiosa, só que às vezes tenho a impressão de que não vai dar tempo de preparar tudo...

Aí a gente ouve falar dos bebês que nascem antes da hora, então parece que tenho que correr pra valer!

Hoje estava pensando e fazendo um tipo de retrospectiva da gravidez... é incrível, tive muito enjoo, distenção muscular, dores nas costas, coceiras de alergia, cansaço, inchaço... mas acho que tudo isso vale muito a pena... ver o bebezinho no ultrassom mexendo a boquinha ou a mãozinha já faz a gente esquecer de toda dificuldade e nos mostra que tudo isso vale a pena! Imagina quando ele estiver presente então, deve ser maravilhoso!

Apesar de estar mais cansada a cada dia, eu acho que a gravidez fica cada vez melhor!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ultrassom 4D

Estou de 30 semanas e resolvi fazer o ultrassom 4D. Pensei bastante antes, porque é um exame que o convênio não cobre... mas resolvemos fazer!

Estava ansiosa, porque ouvi falar que algumas pessoas não conseguem ver a carinha do bebê dependendo da posição que ele está.

Graças a Deus meu bebezinho estava bonitinho, em uma posição que vimos ele direitinho.
Achei lindo o exame, deu pra ver a carinha dele, ele é fofo! E é parecido com o pai.

Valeu a pena ter feito o exame, vai ser uma recordação que vamos guardar pra sempre, uma fotinho do bebê dentro da barriga...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Chá de bebê

Neste final de semana fizemos o chá do bebê... foi muito gostoso, tinha muita gente importante pra mim participando, foi ótimo!
Claro que a mamãe paga um micão, mas sabe que achei que seria pior? hehehe...
Olha, acho que o chá de bebê faz parte da gravidez, vale a pena, e as recordações que ficam são ótimas!